Nesta segunda-feira (13), o Espaço Colabore, no Parque da Cidade, bairro do Itaigara, sediou o Dia Donut Global, promovido pelo Doughnut Economics Action Lab (Deal) em parceria com a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), da Prefeitura de Salvador. O evento proporcionou uma série de atividades ao longo do dia, incluindo oficinas, transmissão de filmes, videoconferências globais, debates e mesas de discussão centradas na Economia Donut.
A programação do dia incluiu diversas atividades, como uma oficina de introdução à Economia Donut, a transmissão do filme “Biocêntricos”, um painel sobre biomimética, atividades mundiais online, uma oficina “Desenrolar o Donut” e uma aula magna da Professora Kate Raworth, encerrando com um painel sobre o engajamento da cidadania nos objetivos da sustentabilidade.
O representante da Deal no Brasil, Xavier Veciana, explicou que a Economia Donut, desenvolvida pela economista britânica Kate Raworth, busca equilibrar as necessidades humanas básicas dentro dos limites ambientais do planeta. “Muitas concentrações urbanas já estão aplicando as estratégias”, contou.
De acordo com o gestor, nunca havia sido celebrado o Dia da Economia Donut Internacional. “Quarenta cidades no mundo estão celebrando o dia, fazendo palestras, debates, cerimônias e festivais, mostrando as iniciativas locais dos lugares que já está se aplicando e quais são as experiências. Hoje é um intercâmbio de experiências da Economia Circular Donut”, explicou.
O secretário interino da Secis, Ivan Euler, destacou que o objetivo do evento é trazer um pouco da consciência da Economia Donut para a capital baiana. “A Economia Circular e a Economia Donut têm essa preocupação de ter uma economia ecologicamente justa e pensada na questão social. Isso é importante e estamos trazendo essa consciência através desse evento. Aqui também apresentei algumas ações da Prefeitura ligada à Economia Donut, ligada à essa preocupação com o meio ambiente e com a parte social”, declarou.
A gestora do Espaço Colabore, Taíse Santos, expressou a relevância do evento para a promoção da inovação social, empreendedorismo e sustentabilidade. “O Espaço Colabore trabalha com o objetivo de desenvolvimento sustentável e o escopo da metodologia Donut integra e faz essa convergência. Para nós, é um prazer trazer essa metodologia e disseminar esse conhecimento. O objetivo do espaço é esse fomento ao empreendedorismo, para que as pessoas tenham um lugar gratuito para fazer esses eventos, então essa parceria é nesse sentido”.